VIAGEM TÉCNICA 2º ano Engenharia Civil

Com o objetivo de aplicar a metodologia ativa no ensino de Engenharia Civil no canteiro de obra da Ponte sobre o Rio Madeira, foi realizada visita a Pedreira da Pedranorte e a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio em Porto Velho no Estado de Rondônia

A partir de um estudo de caso e das aulas teóricas nas disciplinas de Materiais de Construção e Fenômenos de Transportes os alunos do 2 ano do curso de Engenharia Civil da FAAO puderam verificar e relatar suas conclusões in loco na Pedreira onde puderam vivenciar a rocha em seu estado natural até o produto final comercializado e fragmentado com suas diversas granulometrias. Já a visita ao canteiro de obras da ponte sobre o Rio madeira puderam observar e comprovar os conteúdos vistos em sala de aula referentes a concreto e aço pertencentes a disciplina Materiais de Construção.

Na visita da Usina Hidrelétrica puderam constatar e verificar cálculos de motores, bombas, turbinas , vertedores, comportas e os regimes de escoamento vistos na disciplina Fenômenos de Transportes. Já em Porto Velho foram recepcionados pelo Prof Bruno Ari da Universidade Federal de Rondônia em uma palestra sobre pavimentação. Os alunos ficaram maravilhados com a enxurrada de conhecimentos adquiridos. A FAAO torna-se diferente no processo de ensino-aprendizagem por estar com a metodologia ativa e a frequência em canteiros de obras e laboratórios, tornando a prática uma constante no dia a dia de seus acadêmicos do curso de Engenharia Civil.