V Semana do Serviço Social da Faculdade da Amazônia Ocidental

Nessa quinta-feira (17) foi encerrada a V Semana do Serviço Social da Faculdade da Amazônia Ocidental, alusiva ao dia do(a) Assistente Social (15 de maio).

As atividades tiveram início na terça-feira (15) com a Conferência: “Nossa escolha é a resistência! Somos classe trabalhadora: em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, organizada em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social do Acre, e tendo como conferencista a Assistente Social Joana Deyse Lucena da Silva, analista do seguro social, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará.

O mote “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”, foi idealizado pelos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Serviço Social para celebrar o dia 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, em 2018.

Na quarta-feira (16), o curso de Serviço Social da FAAO promoveu o minicurso “Direito de família”, destinado a profissionais e acadêmicos de Serviço Social, tendo como ministrantes as Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Renata da Silva Pereira (docente da FAAO) e Ana Cássia Andrade Caetano.

E no último dia, quinta-feira (17), a Semana do Serviço Social foi encerrada com a mesa redonda “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”. Tendo como ministrantes a Assistente Social do IFAC, professora mestra Sandra Amorim, o grafiteiro e aerografista, graduado em Serviço Social, Edeuto Matias de Souza Regino e o Profissional de Educação Física Sanclé de Souza Regino. A temática desenvolvida reforçou a importância da arte enquanto expressão das lutas e resistências da classe trabalhadora e da sociedade de modo geral.

O evento foi marcado ainda pela participação do grupo de danças urbanas Trindade Crew e pela produção em tela de uma obra em grafite, simultâneo ao evento, pelo grafiteiro Edeuto Matias, que ao final da mesa redonda entregou a tela a Coordenação do Curso de Serviço Social da FAAO.

“Ano após ano a Semana do Serviço Social da FAAO tem representado um momento rico de construção de conhecimento para estudantes e profissionais através do debate aberto e interativo. Este ano não poderia ser diferente, e envolver a arte nas lutas sociais mostrou o quanto ainda temos a descobrir na luta pela garantia de direitos.” Afirmou o professor e coordenador adjunto do curso de Serviço Social da FAAO Saimo Gabriel Mota de Souza.