FAAO - Faculdade da Amaznia Ocidental

CURSO DE PSICOLOGIA FAAO

A Organização Mundial de Saúde e outros órgãos nacionais e internacionais, tem chamado a atenção de todas as nações para a importância da saúde mental. Infelizmente, o número de pessoas adoecidas e que encontram-se em sofrimento aumenta a cada dia. É preciso entender que Cuidar da saúde mental é cuidar da vida!

Desta forma, profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para atuar junto a esta demanda. E é por isso que a FAAO oferece o curso de Psicologia, o primeiro a ser ofertado no Estado do Acre.

O curso tem a confiança e credibilidade do mercado de trabalho, que já acolhe muitos profissionais formados e pós-graduados na FAAO. Além de dispor de eficiente e acolhedora infraestrutura.

Projeto Valorização da Vida

Projeto Valorização da Vida

Projeto Ação Social FAAO

Projeto Ação Social FAAO

 

Projeto de Orientação Profissional desenvolvido em escolas públicas

Projeto de Orientação Profissional desenvolvido em escolas públicas

 

O curso tem duração de 5 anos, e no último ano destes o acadêmico faz a opção por uma das ênfases ofertadas: Psicologia e Processos de Promoção da Saúde e Psicologia Educacional em Contextos Diversos. Lembrando que a oferta de pelo menos duas ênfases é um requisito legal para todos os cursos de Psicologia de todo o país.

 

Nossa matriz curricular está organizada de forma a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Psicologia sem perder de vista nossas especificidades regionais e culturais, sempre com base na ética, compromisso e olhar humano. As disciplinas estão organizadas da seguinte forma:

Primeiro ano
Cód. Disciplina Horas Créditos
    Teo. Prát. Total  
NC História da Psicologia 80 80 2
NC Filosofia 80 80 2
NC Estatística 80 80 2
NC Leitura, produção e interpretação de texto 160 160 4
NC Metodologia Científica 80 80 2
NC Processos Psicológicos Básicos 80 80 160 4
NC Sociologia 80 80 2
NC Antropologia 80 80 2
NC Seminário interdisciplinar: Psicologia, Ciência e Profissão 80 80 2
Total  800 80 880 22

 

 

Segundo ano
Cód. Disciplina Horas Créditos
    Teo. Prát. Total  
NC Psicologia de Desenvolvimento 80 80 160 4
NC Neuro-Anátomo-Fisiologia 64 16 80 2
NC Psicologia da Aprendizagem 80 80 2
NC Psicologia Social 80 80 2
NC Modelação Comportamental e Processos Cognitivos 40 40 80 2
NC Psicologia Existencial Humanista-Fenomenológica 80 80 2
NC Fundamentos de Genética e Evolução 80 80 2
NC Psicanálise 80 80 2
NC Psicologia e Saúde 80 80 2
NC Seminário Interdisciplinar: Teorias da Personalidade 80 80 2
 Total 744 136 880 22

 

 

Terceiro ano
Cód. Disciplina Horas Créditos
    Teo. Prát. Total  
NC Psicopatologia 128 32 160 4
NC Processos Grupais 64 16 80 2
NC Psicoterapia Breve 80 80 2
NC Avaliação Psicológica 80 80 160 4
NC Psicologia Organizacional e do Trabalho 64 16 80 2
NC Fundamentos da Psicologia Clínica 80 80 2
NC Estágio Básico 16 64 80 2
NC Seminário interdisciplinar: Ética e atuação profissional 80 80 2
NC Opcional livre I – Psicologia do Envelhecimento 80 80 2
 Total 672 208 880 22

 

 

Quarto ano
Cód. Disciplina Horas Créditos
    Teo. Prat. Total  
NC Teorias e Técnicas Psicoterápicas 80 80 160 4
NC Psicologia da Educação 80 80 2
NC Psicologia e Políticas Públicas 80 80 2
NC Psicologia Comunitária 80 80 2
NC Psicologia e Inclusão Social 80 80 2
NC Opcional livre II – Psicologia Aplicada ao Direito 80 80 2
NC Estágio Supervisionado I 200 200 5
NC Seminário interdisciplinar: Orientação Profissional e Vocacional 40 40 80 2
Total 468 320 840 21

 

Quinto ano
Cód. Disciplina Horas Créditos
    Teo. Prat. Total  
 

ENF

PPS: Psicologia e Saúde Pública 80 80 2
PE: A saúde do Educador
ENF PPS: Avaliação e Intervenção em Instituições de Saúde 80 80 2
PE: Avaliação e Intervenção em ambientes

Educacionais

ENF PPS: Psicologia Hospitalar 80 80 2
PE: Psicologia Escolar
ENF PPS: Psicodrama 80 80 2
PE: Psicodrama
ENF PPS: Estágio Supervisionado II 400 400 10
PE: Estágio Supervisionado II
ENF PPS: Seminário interdisciplinar: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC  

80

 

 

80

 

2

ENF PE: Seminário interdisciplinar: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Total 400 400 800 20

 

 

Acreditamos que é a prática uma das mais eficientes metodologias de ensino. Assim, já desde os primeiros anos do curso, os acadêmicos já têm atividades práticas e o desenvolvimento de projetos que colaborem com a sociedade. Além, é claro, das atividades extracurriculares, que compreendem 200 horas.

Outro grande diferencial do curso de Psicologia da FAAO é que temos a maior e melhor Clínica Escola do Estado, com atuação que vai além da capital Rio Branco. Onde oferece diversos atendimentos à sociedade, como: plantão psicológico, atendimento clínico individual, em grupo, orientação vocacional, consultoria empresarial, projetos sociais, treinamentos. Todos realizados pelos nossos acadêmicos, supervisionados por psicólogos, referências em suas áreas.

O quadro docente do curso também é destaque, já que estes profissionais primam pela excelência na formação acadêmica. Atuando de forma responsável, eficiente e humana.

 

Docentes do curso de Psicologia:

 

Docente Titulação
Adel Malek Hanna Mestre
Amanda Silva Alves Mestra
Antônio Oliveira Mestre
Djeane da Silva Santana Especialista
Edilene Alves Rosa Especialista
Ionara Fonseca da Silva Andrade Mestra
João Auricélio Especialista
Kelly Cristina Costa Albuquerque Mestra
Cleonice Aparecida Gadelha Costa Especialista
Mychael Douglas Especialista
Mário Mendes Especialista
Neli Gomes da Silva Especialista
Patricia Oliveira Coube Especialista
Paula Fonseca Cardoso Especialista
Paulo Ricardo Silva Vasconcelos Especialista
Renata Rayanna Pereira Campos Especialista
Rivamar Guedes da Silva Mestre
Silene Nogueira Especialista
Weslley Lucas de Souza Monteiro Especialista
Maria Rozilda B. Nascimento Mestra

 

DADOS GERAIS DO CURSO

Coordenadora: Kelly Cristina Costa Albuquerque

Modalidade: Presencial com Seriado Anual

Atos Legais:

Autorização – Portaria/MEC nº 151, publicada no Diário Oficial da União de 17/01/2006. PARECER CNE/CES Nº: 437/2005.

ReconhecimentoPortaria SERES/MEC nº 703 de 18.12.2013, publicada no DOU de 19.12.2013.

Carga Horária: 4.000 horas.

Tempo de Integralização: Mínimo de 05 anos e Máximo de 09 anos

Turno: Diurno e Noturno.

Módulo: 200 dias letivos por ano

Número de vagas anuais: 100

Dimensão das turmas: Média de 40 alunos

Objetivo do Curso:

Em sintonia com as novas diretrizes curriculares, o curso de Psicologia na Faculdade da Amazônia Ocidental tem como princípios norteadores os seguintes objetivos:

  • Valorizar a ciência e a produção de novos conhecimentos para subsidiar a prática profissional em Psicologia, assegurando uma formação pautada em princípios éticos e na valorização do conhecimento acumulado em toda a história da ciência psicológica, e qualificando-o também para definir problemas de investigação, avaliar criticamente os métodos e técnicas de investigação e escolher, com base em critérios definidos, os mais pertinentes para a abordagem do problema em questão e aplicar o conhecimento daí resultante na sua prática profissional;

  • Favorecer o acesso do corpo discente à multiplicidade do conhecimento produzido na área, visando a informá-lo e capacitá-lo a avaliar criticamente as contribuições das diversas teorias e abordagens metodológicas, preparando-o mais adequadamente para a escolha da ênfase a ser dada a sua formação;

  • Desenvolver competências, habilidades e atitudes fundamentais para uma atuação crítica profissional responsável, ou seja, que leve em consideração a realidade social, a econômica e a política que caracterizam o contexto da prática do psicólogo. Enfim, o que se almeja é consubstanciar a formação técnica, para que o futuro profissional em psicologia paute suas ações no compromisso consciente com a sua comunidade e o seu país;

  • Possibilitar uma formação humana e ética, com o intuito de desenvolver no corpo discente atitudes que valorizem o respeito mútuo para com os colegas, clientes, parceiros e também representantes de outras entidades e instituições profissionais. Em outras palavras, a extensão dessa formação humana e ética pretende zelar pela transmissão de valores que reafirmem a defesa dos direitos humanos, a luta contra a discriminação e o respeito à diversidade individual e de pensamento, que caracteriza a convivência humana em grupos, organizações, comunidades e sociedades; e

  • Sensibilizar discentes, futuros profissionais, para com a complexidade e diversidade em que está suportada a ciência da Psicologia, com destaque para as divergências na demarcação de seu objeto de estudo e para a competição entre teorias de médio e pequeno alcance, e os métodos e técnicas de investigação, o que contribui para a emergência de conflitos internos que acirram a disputa por grupos distintos pelo estatuto científico da psicologia que desenvolvem e praticam. A preocupação é assegurar que a formação contribua para a construção de uma identidade profissional que além de demarcar quem é o psicólogo e no que ele se distingue de outros profissionais, incorpore a tolerância para com o diverso e o contínuo aprimoramento, indispensáveis a uma área de conhecimento multifacetada.

Perfil do Profissional:

A proposta do curso de Psicologia da FAAO para a formação profissional apoia-se em uma formação generalista e em duas ênfases definidas, não só a partir das sugestões presentes no documento das novas diretrizes curriculares, mas também na missão da instituição para o desenvolvimento social e nas necessidades observadas quando se trata do número destes profissionais de Psicologia atuando no Estado. Sendo a FAAO pioneira na oferta deste curso. Atendendo a estas prerrogativas e à realidade vivenciada no Estado do Acre, as ênfases apresentadas pelo curso são: Psicologia e Processos de Promoção da Saúde e Psicologia Educacional em diversos contextos.

Desta forma, tendo como parâmetros a formação generalista e a formação oportunizada pelas ênfases, almeja-se que o profissional graduado em Psicologia pela FAAO tenha como perfil o conjunto das seguintes habilidades e competências:

Psicologia e Processos de Promoção da Saúde

Diagnosticar necessidades de intervenção e promoção da qualidade de vida em diversos contextos, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar ações integradas que, apoiadas em teorias e técnicas psicológicas adequadas, sejam capazes de prevenir e superar transtornos e dificuldades psicológicas que comprometem a saúde e bem-estar de indivíduos, grupos e comunidades. Assim como ser hábil no planejamento e implementação de projetos destinados ao atendimento de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, promovendo a prevenção e a saúde.

Psicologia Educacional em diversos contextos

Conhecer e diagnosticar necessidades de intervenção em diferentes contextos – institucionais e não institucionais – que demandem ações educativas, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar iniciativas que, apoiadas em princípios pedagógicos e teorias psicológicas pertinentes ao tema, seja capaz de mobilizar processos educacionais que favoreçam tanto a superação de déficits e problemas individuais, quanto o desenvolvimento de potencialidades e capacidades de pessoas de diferentes faixas etárias e de distintas inserções sociais.