CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Coordenador: Kelly Cristina Costa Albuquerque

Modalidade: Presencial com Seriado Anual

Atos Legais:

Autorização – Portaria/MEC nº 151, publicada no Diário Oficial da União de 17/01/2006. PARECER CNE/CES Nº: 437/2005.

ReconhecimentoPortaria SERES/MEC nº 703 de 18.12.2013, publicada no DOU de 19.12.2013.

Carga Horária: 4.000 horas.

Tempo de Integralização: Mínimo de 05 anos e Máximo de 09 anos

Turno: Diurno e Noturno.

Módulo: 200 dias letivos por ano

Número de vagas anuais: 100

Dimensão das turmas: Média de 40 alunos

Objetivo do Curso:

Em sintonia com as novas diretrizes curriculares, o curso de Psicologia na Faculdade da Amazônia Ocidental tem como princípios norteadores os seguintes objetivos:

  • Valorizar a ciência e a produção de novos conhecimentos para subsidiar a prática profissional em Psicologia, assegurando uma formação pautada em princípios éticos e na valorização do conhecimento acumulado em toda a história da ciência psicológica, e qualificando-o também para definir problemas de investigação, avaliar criticamente os métodos e técnicas de investigação e escolher, com base em critérios definidos, os mais pertinentes para a abordagem do problema em questão e aplicar o conhecimento daí resultante na sua prática profissional;

  • Favorecer o acesso do corpo discente à multiplicidade do conhecimento produzido na área, visando a informá-lo e capacitá-lo a avaliar criticamente as contribuições das diversas teorias e abordagens metodológicas, preparando-o mais adequadamente para a escolha da ênfase a ser dada a sua formação;

  • Desenvolver competências, habilidades e atitudes fundamentais para uma atuação crítica profissional responsável, ou seja, que leve em consideração a realidade social, a econômica e a política que caracterizam o contexto da prática do psicólogo. Enfim, o que se almeja é consubstanciar a formação técnica, para que o futuro profissional em psicologia paute suas ações no compromisso consciente com a sua comunidade e o seu país;

  • Possibilitar uma formação humana e ética, com o intuito de desenvolver no corpo discente atitudes que valorizem o respeito mútuo para com os colegas, clientes, parceiros e também representantes de outras entidades e instituições profissionais. Em outras palavras, a extensão dessa formação humana e ética pretende zelar pela transmissão de valores que reafirmem a defesa dos direitos humanos, a luta contra a discriminação e o respeito à diversidade individual e de pensamento, que caracteriza a convivência humana em grupos, organizações, comunidades e sociedades; e

  • Sensibilizar discentes, futuros profissionais, para com a complexidade e diversidade em que está suportada a ciência da Psicologia, com destaque para as divergências na demarcação de seu objeto de estudo e para a competição entre teorias de médio e pequeno alcance, e os métodos e técnicas de investigação, o que contribui para a emergência de conflitos internos que acirram a disputa por grupos distintos pelo estatuto científico da psicologia que desenvolvem e praticam. A preocupação é assegurar que a formação contribua para a construção de uma identidade profissional que além de demarcar quem é o psicólogo e no que ele se distingue de outros profissionais, incorpore a tolerância para com o diverso e o contínuo aprimoramento, indispensáveis a uma área de conhecimento multifacetada.

Perfil do Profissional:

A proposta do curso de Psicologia da FAAO para a formação profissional apoia-se em uma formação generalista e em duas ênfases definidas, não só a partir das sugestões presentes no documento das novas diretrizes curriculares, mas também na missão da instituição para o desenvolvimento social e nas necessidades observadas quando se trata do número destes profissionais de Psicologia atuando no Estado. Sendo a FAAO pioneira na oferta deste curso. Atendendo a estas prerrogativas e à realidade vivenciada no Estado do Acre, as ênfases apresentadas pelo curso são: Psicologia e Processos de Promoção da Saúde e Psicologia Educacional em diversos contextos.

Desta forma, tendo como parâmetros a formação generalista e a formação oportunizada pelas ênfases, almeja-se que o profissional graduado em Psicologia pela FAAO tenha como perfil o conjunto das seguintes habilidades e competências:

Psicologia e Processos de Promoção da Saúde

Diagnosticar necessidades de intervenção e promoção da qualidade de vida em diversos contextos, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar ações integradas que, apoiadas em teorias e técnicas psicológicas adequadas, sejam capazes de prevenir e superar transtornos e dificuldades psicológicas que comprometem a saúde e bem-estar de indivíduos, grupos e comunidades. Assim como ser hábil no planejamento e implementação de projetos destinados ao atendimento de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, promovendo a prevenção e a saúde.

Psicologia Educacional em diversos contextos

Conhecer e diagnosticar necessidades de intervenção em diferentes contextos – institucionais e não institucionais – que demandem ações educativas, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar iniciativas que, apoiadas em princípios pedagógicos e teorias psicológicas pertinentes ao tema, seja capaz de mobilizar processos educacionais que favoreçam tanto a superação de déficits e problemas individuais, quanto o desenvolvimento de potencialidades e capacidades de pessoas de diferentes faixas etárias e de distintas inserções sociais.

  1. Matriz Curricular

Primeiro ano

Cód.

Disciplina

Horas

Créditos

Teo.

Prát.

Total

NC História da Psicologia

72

72

2

NC

Filosofia

72

72

2

NC

Estatística

72

72

2

NC

Leitura, produção e interpretação de texto

144

144

4

NC

Metodologia Científica

72

72

2

NC

Processos Psicológicos Básicos

72

72

144

4

NC

Sociologia

72

72

2

NC

Antropologia

72

72

2

NC

Seminário interdisciplinar: Psicologia, Ciência e Profissão

72

72

2

Total

720

72

792

22

Segundo ano

Cód

Disciplina

Horas

Créditos

Teo.

Prát.

Total

NC

Psicologia de Desenvolvimento

72

72

144

4

NC

Neuro-Anátomo-Fisiologia

48

24

72

2

NC

Psicologia da Aprendizagem

72

72

2

NC

Psicologia Social

72

72

2

NC

Modelação Comportamental e Processos Cognitivos

36

36

72

2

NC

Psicologia Existencial Humanista-Fenomenológica

72

72

2

NC

Fundamentos de Genética e Evolução/

72

72

2

NC

Psicanálise

72

72

2

NC

Psicologia e Saúde

72

72

2

NC

Seminário Interdisciplinar: Teorias da Personalidade

72

36

72

2

Total

576

216

792

22

Terceiro ano

Cód

Disciplina

Horas

Créditos

Teo.

Prát.

Total

NC

Psicopatologia

114

30

144

4

NC

Processos Grupais

57

15

72

2

NC

Psicoterapia Breve

72

72

2

NC

Avaliação Psicológica

72

72

144

4

NC

Psicologia Organizacional e do Trabalho

57

15

72

2

NC

Fundamentos da Psicologia Clínica

72

72

2

NC

Estágio Básico

72

72

2

NC

Seminário interdisciplinar: Ética e atuação profissional

72

72

2

NC

Opcional livre I

72

72

2

Total

558

234

792

22

Quarto ano

Cód

Disciplina

Horas

Créditos

Teo.

Prat.

Total

NC

Teorias e Técnicas Psicoterápicas

72

72

144

4

NC

Psicologia da Educação

72

72

2

NC

Psicologia e Políticas Públicas

72

72

2

NC

Psicologia Comunitária

72

72

2

NC

Psicologia e Inclusão Social

72

72

2

NC

Opcional livre II

72

72

2

NC

Estágio Supervisionado I

180

180

5

NC

Seminário interdisciplinar: Orientação Profissional e Vocacional

36

36

72

2

Total

468

288

756

21

Quinto ano

Cód

Disciplina

Horas

Créditos

Teo.

Prat.

Total

ENF PPS: Opcional de ênfase

72

72

2

PE: Opcional de ênfase

ENF

PPS: Avaliação e Intervenção em Instituições de Saúde

72

72

2

PE: Avaliação e Intervenção em ambientes

Educacionais

ENF

PPS: Psicologia Hospitalar

72

72

2

PE: Psicologia Escolar

ENF

PPS: Opcional

72

72

2

PE: Opcional

ENF

PPS: Estágio Supervisionado II

360

360

10

PE: Estágio Supervisionado II

ENF

PPS: Seminário interdisciplinar: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

72

72

2

ENF

PE: Seminário interdisciplinar: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Total

360

360

720

20

Avaliação:

Os processos de avaliação do curso se dão de várias maneiras. A avaliação do curso em si, professores, coordenação, métodos de ensino e outras especificidades é realizada através da Comissão Própria de Avaliação – CPA, anualmente, onde acadêmicos e docentes respondem um questionário avaliativo.

Quanto às avaliações nos processos de ensino-aprendizagem, ocorrem de forma gradual e contínua, observando vários aspectos de desenvolvimento de habilidades e competências esperadas, no âmbito qualitativo e quantitativo. Para tanto, os docentes utilizam várias estratégias como pesquisas em campo, bibliográficas, seminários, trabalhos acadêmicos escritos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, debates, oficinas e outros.

Destaca-se que, na FAAO, a pontuação é de 0 a 10 pontos por disciplina/bimestre, destes, orienta-se que 3 pontos sejam atribuídos a trabalhos e 7 pontos a avaliação escrita (prova). A média é 8 pontos para finalizar o ano letivo sem a necessidade de realizar a avaliação final.