FAAO - Faculdade da Amazonia Ocidental

Coordenador: Wilians Montefusco da Cruz

Modalidade: Seriado Anual

Atos Legais:

Autorização – Portaria MEC nº 913, de 27/11/2015, publicada no DOU em 30.11.2015.

Carga Horária: 4.320 horas.

Tempo de Integralização: Mínimo de 05 anos e Máximo de 09 anos.

Turno: Vespertino e Noturno.

Módulo: 200 dias letivos por ano

Número de vagas anuais: 90

Dimensão das turmas: Média de 45 alunos

Objetivo do Curso:

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo a formação de um profissional Engenheiro Civil apto a contribuir para o desenvolvimento da engenharia nas suas diversas formas de intervenção, dentro dos campos de sua atuação profissional, quais sejam Construção Civil, Sistemas Estruturais; Geotecnia; Transportes e Hidrotecnia, fundamentado em sólida formação científica e tecnológica, visando ao atendimento das demandas sociais e ao respeito ao meio ambiente.

Perfil do Profissional:

O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro civil com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade (BRASIL, 2002) .

O Bacharel em Engenharia Civil ou Engenheiro Civil atua, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Em sua atividade, acompanha o desenvolvimento de obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos sócio-ambientais (BRASIL, 2014).

Matriz Curricular

PERÍODO ITEM DISCIPLINA
1 Matemática Básica
2 Desenho Técnico
3 Comunicação e Expressão
4 Química
5 Introdução à Engenharia
6 Relações Étnico-Raciais
7 Geometria Descritiva
1 Informática Aplicada à Engenharia
2 Cálculo Integral e Diferencial I
3 Ciências do Ambiente
4 Metodologia Científica e Tecnológica
5 Álgebra Linear e Geometria Analítica
6 Física I
1 Física II
2 Cálculo Integral e Diferencial II
3 Computação Gráfica
4 Fenômenos de Transferência
5 Mecânica dos Sólidos
1 Resistência dos Materiais
2 Cálculo Numérico
3 Estatística
4 Inglês Técnico
5 Física III
6 Cálculo Integral e diferencial III
7 Topografia I
1 Topografia II
2 Eletrotécnica Geral
3 Hidráulica Geral
4 Teoria das Estruturas I
5 Materiais de Construção Civil I
6 Geologia Aplicada
1 Hidrologia Aplicada
2 Administração e Economia
3 Teoria das Estruturas II
4 Materiais de Construção Civil II
5 Instalações Elétricas, Telefônicas e Lógicas
6 Projeto de Edificações
1 Mecânica dos Solos I
2 Tecnologia da Construção
3 Saneamento
4 Estruturas de Concreto Armado I
5 Instalações Hidrossanitárias e Complementares
1 Estruturas de Madeira
2 Sistemas Urbano de Abastecimento de Água
3 Estruturas de Concreto Armado II
4 Estruturas Metálicas
5 Mecânica dos Solos II
  Optativa 1
1 Fundações e Contenções
2 Gestão de Projetos e Obras
3 Segurança do Trabalho
4 Sistema Urbano de Esgoto
5 Ética e Legislação Profissional
6 Projeto de Rodovias I
10º 1 Projeto de Rodovias II
2 Projeto de Pontes e Viadutos
3 Portos e Hidrovias
4 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
5 Estágio Supervisionado
6 Trabalho de Conclusão de Curso
  Optativa 2

 

QUADRO DOS COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS

DISCIPLINA
Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Espanhol Técnico
Projeto de Aeroportos
Estruturas Protendidas
Projeto Integrado de Infraestrutura
Projeto Integrado de Edificações

Carga Horária do Curso

4.140

Atividades Complementares

180

CARGA HORÁRIA TOTAL

4.320

Avaliação:

O processo de avaliação da aprendizagem está previsto no regimento interno do Centro Universitário U:Verse e contempla os seguintes critérios:

  • Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do educando, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais e bimestrais, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento capacidade cognitiva.

  • Compete aos professores, durante o ano letivo, atribuir a cada disciplina quatro notas parciais que mensuram os conhecimentos adquiridos e mais uma nota de exame final.

  • O professor submete os alunos às formas diversas e continuadas de verificação de rendimento escolar tais como: projetos, estágios, relatórios, painéis, seminários, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de caso, monografia e outras formas de avaliação, cujos resultados devem culminar com a atribuição de notas representativas nas avaliações parciais.

  • As notas parciais e a nota de exame final devem ser expressas em grau numérico inteiro, de zero a dez. Considera-se aprovado o aluno que alcançar o quociente mínimo de frequência escolar (75%) e que obtenha o total de pontos igual ou superior a 20 nas quatro notas parciais de conhecimento e cuja média somada ao rendimento verificado no exame final resulte em média igual ou superior a cinco pontos.

  • Além de respeitada a frequência mínima de 75%, o aluno que obtiver média igual ou superior a oito pontos nas quatro notas parciais de conhecimento será dispensado da realização do exame final.

  • É considerado reprovado o aluno que não obtiver na soma das quatro notas parciais de conhecimento, um total mínimo de 20 pontos;

  • O sistema de avaliação admite aprovação em até duas disciplinas de série anterior.

  • O processo de avaliação é orientado para a realimentação do esforço do educando na medida em que os resultados das atividades de avaliação são discutidos, a fim de servirem para orientar o seu esforço de aprendizagem. Indica erros e limitações, sugere rumos e adverte o educando sobre os riscos de desempenho escolar.