O engenheiro civil é o responsável por todas as fases de uma construção e está habilitado a atuar em cinco grandes áreas: construção civil, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e transportes. Ele é o profissional responsável por calcular, construir, operar e manter edificações, meios de transporte, equipamentos urbanos e obras de aproveitamento energético, saneamento e segurança ambiental.

Mercado de trabalho

A formação em Engenharia Civil abrange diversas áreas do conhecimento. O engenheiro civil pode ainda atuar em instituições financeiras, nas áreas de administração e gerenciamento dos mais diversos setores da indústria. Também está apto a se tornar um empresário, criando sua própria empresa para atuar no setor da construção civil. Com possibilidades tão variadas de atuação, este profissional tem facilidade em encontrar um emprego no mercado de trabalho. O engenheiro civil recebe uma formação plena, podendo atuar em qualquer uma das cinco grandes áreas citadas. Entretanto, desejando ampliar seus conhecimentos em uma área específica, o que aumentaria suas condições de competir no mercado de trabalho, ele pode fazer cursos de pós-graduação (especialização lato sensu, mestrado e doutorado). As ofertas são amplas na própria FAAO que possui uma infra-esturtura diferenciada, além do corpo docente capacitado.

Objetivo geral

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo a formação de um profissional Engenheiro Civil apto a contribuir para o desenvolvimento da engenharia nas suas diversas formas de intervenção, dentro dos campos de sua atuação profissional, quais sejam Construção Civil, Sistemas Estruturais; Geotecnia; Transportes e Hidrotecnia, fundamentado em sólida formação científica e tecnológica, visando ao atendimento das demandas sociais e ao respeito ao meio ambiente.